No inicio do mês passado,a editora Abril suspendeu as coleções capa dura,gerando a fúria de muitos leitores que colecionavam esses volumes. Depois desse fato,começaram surgiu varias especulações através de sites e redes sociais que a longeva parceria da editora da arvorezinha verde com a turma de Patópolis seria finalizada.Ontem,sexta (8),numa comunicado aos assinantes,a editora finalmente confirmou o fim do seu ´´casamento`` de 68 anos com o universo disneyano.
Vendo toda essa crise que a Abril está passando,me lembrou da famosa frase que Victor Civita (fundador da editora) que sempre dizia para seus funcionários quando a empresa passava por uma crise:´´O Pato (Donald) paga".E essa parceria sempre me transmitiu um certo lado sentimental entre ambas,já foi que graças a edição numero 1 de O Pato Donald,lançada em julho de 1950,que esse império editorial começou.
Eu não consigo imaginar um gibi Disney sem o simbolo da arvorezinha no canto de capa.Que acompanha esse blog,sabe que ele tem como proposito reverenciar o gibi antigo.Sempre que eu pegar um gibi antigo e fazer a postagem ,vai ser dolorido,pois eu sempre vi essa parceria como algo muito enraizado para mim.
Em julho de 1980.quando os gibis Disney estavam ainda em pleno auge,a revista O Pato Donald comemorava junto com a Editora Abril trinta anos de existência.Foi nesse ano inclusive que o gibi mudou timidamente o titulo para apenas Pato Donald.
Essa parceria foi comemorada na edição 1500 com uma HQ brasileira muito linda com roteiro de Gerson Teixeira e desenho de Carlos Edgard Herrero chamada ´´Tudo começou com um Pato...``
A historia começa com Donald chegando sem pedir licença na sala do Victor Civita. Lá,ambos num tom de nostalgia e humor começa contar fatos do passado e de todos os frutos que essa linda parceria estava colhendo ate então.
Por tudo que a Abril fez ao longo desses 68 anos pelos personagens Disney, proporcionando a milhares e milhares de leitores uma constante fonte de alegria, descanso, reflexão, e muito mais em todos seus títulos, só podemos ser gratos pelo que ela nos trouxe; e, no meu caso (e de muitos leitores), sentir a tristeza por ver o fim de uma era.
ResponderExcluirObrigado, Victor Civita e seus sucessores!
Nossas vidas não seriam as mesmas sem a presença dos patos e ratos, de Barks, Murry, Gottfredson, e tantos outros artistas geniais a darem vida ao mundo encantado Disney.
Exatamente. eu também cresci lendo os quadrinhos Disney da Editora Abril.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=lnEI3XfO-HE