Pular para o conteúdo principal

Postagem Especial - ´´Tudo começou com um pato...``

No inicio do mês passado,a editora Abril suspendeu as coleções capa dura,gerando a fúria de muitos leitores que colecionavam esses volumes. Depois desse fato,começaram surgiu varias especulações através de sites e redes sociais que a  longeva parceria da editora da arvorezinha verde com a turma de Patópolis seria finalizada.Ontem,sexta (8),numa comunicado aos assinantes,a editora finalmente confirmou o fim do seu ´´casamento`` de 68 anos com o universo disneyano.
Vendo toda essa crise que a Abril está passando,me lembrou da famosa frase que Victor Civita (fundador da editora) que sempre dizia para seus funcionários quando a empresa passava por uma crise:´´O Pato (Donald) paga".E essa parceria sempre me transmitiu um certo lado sentimental entre ambas,já foi que graças  a edição numero 1 de O Pato Donald,lançada em julho de 1950,que esse império editorial começou.
Eu não consigo imaginar um gibi Disney sem o simbolo da arvorezinha no canto de capa.Que acompanha esse blog,sabe que ele tem como proposito reverenciar o gibi antigo.Sempre que eu pegar um gibi antigo e fazer a postagem ,vai ser dolorido,pois eu sempre vi essa parceria como algo muito enraizado para mim.
Em julho de 1980.quando os gibis Disney estavam ainda em pleno auge,a revista O Pato Donald comemorava junto com a Editora Abril trinta anos de existência.Foi nesse ano inclusive que o gibi mudou timidamente o titulo para apenas Pato Donald.
Essa parceria foi comemorada na edição 1500 com uma HQ brasileira muito linda com roteiro de Gerson Teixeira e desenho de Carlos Edgard Herrero chamada ´´Tudo começou com um Pato...``
A historia começa com Donald chegando sem pedir licença na sala do Victor Civita. Lá,ambos num tom de nostalgia e humor começa contar fatos do passado e de todos os frutos que essa linda  parceria estava colhendo ate então.









Comentários

  1. Por tudo que a Abril fez ao longo desses 68 anos pelos personagens Disney, proporcionando a milhares e milhares de leitores uma constante fonte de alegria, descanso, reflexão, e muito mais em todos seus títulos, só podemos ser gratos pelo que ela nos trouxe; e, no meu caso (e de muitos leitores), sentir a tristeza por ver o fim de uma era.
    Obrigado, Victor Civita e seus sucessores!
    Nossas vidas não seriam as mesmas sem a presença dos patos e ratos, de Barks, Murry, Gottfredson, e tantos outros artistas geniais a darem vida ao mundo encantado Disney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. eu também cresci lendo os quadrinhos Disney da Editora Abril.
      https://www.youtube.com/watch?v=lnEI3XfO-HE

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira Aparição: Maga Patalógika

Hoje é dia de estreia no Blog.Trata-se da seção Primeira Aparição.Como diz o nome,ela mostrará a estreia de um famoso personagem Disney em HQ.Nessa estreia,falarei um pouco da origem e a primeira historia da Bruxa italiana Maga Patológika. Por volta do inicio dos 1960,Carl Barks,o ´´homem dos Patos``estava descontente com as historias que fazia com o Tio Patinhas.O personagem já tinha gibi desde 1952 (isso fora do Brasil),e suas historias giravam sempre em torno de uma caça ao tesouro em algum país exótico ,com a companhia dos seus sobrinhos  ou as  tentativas de roubo dos Irmãos Metralhas com sua fortunas,já que eles eram suas únicas ameaças. Foi nesse período,que o mestre criou Maga Patológika,para dar um sangue novo para trama do velho muquirana.Maga tem inteligência e de uma explicita sedução.Mora perto do Monte Vesúvio,seus primeiros poderes eram bombas que deixavam suas vitimas meio bestas, sem sentido.Isso é muito mais será visto na sua primeira historia,Toque de ...

O Pato Donald # 1126 (1973) - Mostra de conteúdo

                                                               Desenho:  Tony Strobl                                                    Tio Patinhas está prestes a ir para um cruzeiro.Mas se se assusta com o aumento das passagens. Ele faz um acordo para lá de bizarro com o cobrador :chamar uma pessoa para trabalhar de graça na tripulação para ganhar 50 % de desconto.Tio Patinhas liga para Donald e convida para o cruzeiro.No inicio  o coitado Donald chega acreditar que viajará com todo conforto ao lado do Tio,mas quando descobre que irá trabalhar de graça e foi usado como moeda de troca,Donald   recusa,mas como já estava em alto mar,o jeito foi trabalhar. A sort...

Tio Patinhas #256 (1986) - Mostra de conteúdo

Roteiro:  Giorgio Pezzin   Desenho:  Giorgio Cavazzano 31 paginas  Essa é a primeira parte de uma aventura automobilística feita na Itália em setembro de 1984.Aqui no Brasil  essas partes foram exibidas em duas revistas:essa edição do Tio Patinhas  e a continuação no Almanaque Disney numero 184.                                                                     Logo apos assistir pela televisão um torneio de Formula 1 na casa de Donald junto com os sobrinhos,Patinhas percebe a ascensão e popularidade da modalidade.Sua primeira ideia é conseguir que alguma escuderia famosa patrocine seu suco de berinjela. Durante uma viagem para Montecarro (alusão a Montecarlo,berço das corridas de Formula 1),a  Perault e a Botus recusam patrocinar se...